Jim Dodge

jim_dodge_bio.jpgJim Dodge nasceu em 1945, em Santa Rosa, na Califórnia. Na infância e adolescência viveu entre uma base militar e outra, já que o pai era piloto. Estudou inglês, jornalismo e biologia, pós-graduado na Universidade de Iowa, aos 24 foi flagrado nadando nu na piscina de um colégio católico e perdeu seu emprego de professor. Então, foi pastor de ovelhas, lenhador, consultor ambiental especializado em reflorestamento e controle de erosão, jogador de pôquer profissional, instalador de carpetes e morou 17 anos quase recluso em um rancho comunitário. Nessa época teve a idéia de Fup.

Fup é um pequeno romance lançado em 1983, cuja legião de fãs (atualmente está publicado em 14 idiomas) atribuem à obra o status de cult. Ele narra, com humor e sensibilidade, a história de Jake, um velho beberrão que fabrica seu próprio uísque, educa o neto “Miúdo” de três anos de maneira pouco ortodoxa e tem como bichos de estimação, Fup – uma pata obesa e geniosa que não consegue voar, e Cerra-Dente, um porco-do-mato. Foi publicado no Brasil em 1984 e reeditado em 2006 pela José Olympio.

“Sou um anarquista no sentido de que acho que as pessoas são perfeitamente capazes de decidir por si mesmas, ainda que o sistema as obrigue a eleger alguém para fazer isso por elas. Também desconfio de qualquer sistema que concentra poder nas mãos de poucos”, declara Dodge.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: