Leyla Perrone-Moisés

leylaperrone.jpgProfessora emérita da USP, Leyla Perrone-Moisés é uma das mais destacadas críticas literárias do Brasil. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Brasil-França, do Instituto de Estudos Avançados da USP, é especialista em literatura brasileira, portuguesa e na obra do semiólogo francês Roland Barthes, que traduziu para o português e organizou a publicação no Brasil.

Autora de vasta obra, publicou Falência da crítica – Um caso-limite: Lautréamont (Perspectiva); Texto, crítica, escritura (Martins Fontes); Inútil poesia e outros ensaios breves (Companhia das Letras); Vinte Luas – Viagem de Paulmier de Gonneville ao Brasil (1503-1505) (Companhia das Letras); Roland Barthes – O saber com sabor (Brasiliense), entre outros livros.

Recebeu o prêmio Alejandro José Cabassa (2002), da União Brasileira de Escritores; o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria ensaio (1993); as comendas de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques (1986) e de Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques (1970), ambas concedidas pelo Ministério da Educação da França.

Fonte: Lu Fernandes Escritório de Comunicação. 

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: